segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Resumão 9º Natal Fashion Week



É grande sim esse post e não tem foto não!!! Leiam tudo!! Coloquei os links de onde estão as fotos dos desfiles, na sequência.

Para começar vou falar do evento como um todo. Comparando com o ano passado esperava um evento mais rico, digo isso me referindo aos lounges e estrutura em geral e também um pouco a estrutura de passarela e iluminação, poderiam ter sido melhores. Também quero falar sobre as trocas de sessões de desfiles, ficou um pouco desagradável para não dizer grosseiro, um senhor da produção que a cada troca ficava “tangendo” os convidados ao final de uma sessão para que saíssem da sala e entrassem os outros da seguinte. A minha sugestão seria continuar sendo avisado de forma educada pela locutora dos desfiles, que quem não tivesse o convite da próxima sessão se retirasse da sala para que os outros entrassem, e colocar alguém do staff para rapidamente conferir os convites de quem ficou na sala para a sessão seguinte. Seria muito mais elegante do que ficar dizendo no microfone de maneira afobada e andando de um lado para o outro, que todos saíssem da sala e ficar pedindo para ver o convite das pessoas também pelo microfone. O cara ficava meio que gritando com as pessoas sabe, achei bem feio, mas por outro lado também acho bem feio se alguém ficou na sala sem ter o convite, não se pode reclamar de organização sem no mínimo ser educado e respeitar as regras. O que tinha a dizer sobre pontos negativos era isto.

Acho o NFW uma iniciativa bacana, pois fora mostrar as marcas conhecidas que já fizeram seus desfiles oficiais no SPFW e no Fashion Rio, abre espaço para marcas e estilistas locais mostrarem o seu trabalho. Soube também que as festinhas pós-desfiles foram ótimas.

Gostaria de elogiar a assessoria de imprensa realizada por Max Almeida, entrei em contato com ele na segunda-feira para solicitar uma credencial de imprensa e ele foi super receptivo, além de organizado e sempre solícito.

Bom, vamos agora ao que interessa, os desfiles. Procurei focar minhas atenções nas marcas e estilistas locais, porque o restante todo mundo já viu alguma coisa em algum lugar, durante um determinado desfile, por exemplo, tinha uma mulher na primeira fila com a mesma saia que foi desfilada, não estou dizendo que foi ruim, acho até legal pela confirmação da aposta daquela marca. Gostaria de parabenizar os donos de franquias e multimarcas pelo esforço em fazer um desfile bonito e atrativo, destaque para Maria Bonita Extra e Cláudia Simões que se preocuparam em passar a mesma atmosfera dos seus desfiles oficiais no Fashion Rio, nas devidas proporções.

Todos os desfiles citados podem ser vistos aqui, aqui e aqui.

O que observei nos desfiles das franquias e multimarcas no NFW nada mais foi que a confirmação das apostas para o verão:

-Nude
-Nude
-Nude
-É nude que não acaba mais. Eu gosto muito, estou um pouco cansada de ouvir e falar, mas gosto.
-Tons fluo e pastel
-Cintura alta. Adoro muuuito!!
-A saruel vem forte em jeans e em alguns casos em linho ou outros tecidos planos.
-Boyfriend jeans. Amo, amo, amo demais!!! Vou usar muito, durante muitos verões e invernos.
-Brilho do paetê. Ai aquele vestido tomara-que-caia da Maria Bonita Extra!!
-O babado ainda aparece.
-Macacão e macaquinho continuam (kkkkkk ficou engraçado), todos em tecido plano.

Os destaques na minha opinião:

- Amei todo o desfile da Maria Bonita Extra, já tinha amado no Fashion Rio, e tudo me despertou desejo. No topo da lista os scarpins chiclete que aparecem no pé de todo mundo e em vários editoriais e capas de revista, o vestido tomara-que-caia coração todo de patê, os vestidinhos transparentes com forro em contraste e as t-shirts com a frente toda em paetê fluo.

- No desfile da Cláudia Simões fiquei apaixonada pelo look regata de paetê translúcido + saia longa branca com barra assimétrica. Os óculos que as modelos usaram eram o máximo.

- Adorei o safári bem leve do verão da Richards, tudo me despertou vontades. As sandálias com o “rosto” fechado e os sapatos eram todos lindos!! O Masculino estava muito bom.

- Os colares da La Ro, nova marca de acessórios da cidade, eram lindíssimos!!!

Vamos agora aos nossos estilistas e marcas potiguares:

- Começo pelo SENAI que desfilou 9 temas, são eles:
Pirataria
Era uma vez Europa
Rock Anárquico
Pin up
Ah o amor
Pôr-do-sol no Rio Potengi
Do arbusto selvagem nasce a delicadeza da Chanana
Flor de lótus
Vermelho
Parabéns aos alunos do SENAI pelo trabalho, sei o quanto devem ter trabalhado nestas coleções. Mas quero dar destaque a uma coleção em especial, a do tema Vermelho, achei tudo lindo, as formas e modelagens, o cuidado com o acabamento das peças, todas pareciam estar bem ajustadas às modelos e principalmente a escolha ousada em fazer tudo vermelho e não apostar no que está se falando que é tendência. Amei o look que abriu o desfile, só não gostei de uma única peça. O grupo que trabalhou o tema está de parabéns!!

- Ricardo San Martini mostrou um desfile entre o conceitual e o comercial, neste ponto achei na medida certa. Foi o único que apostou forte em ombros marcados a lá Balmain e Dolce & Gabanna verão 2009. A silhueta era enxuta com comprimento abaixo do joelho e longos. Gostei muuuito dos turbantes!!! A parte performática do evento ficou por conta de Shakira.

- Jardel Litter colocou na passarela volumes encorpados em uma cartela de nude, muito legal! Apresentou babados e mais outras cores boas, só achei o vermelho do final do desfile meio deslocado.

- A Glam mostrou uma moda bem comercial, leve e que desperta desejo no ato. As cores são o preto, branco e nude, que aparecem em bermudas saruel, regatas super cavadas para as meninas e camisetas para os meninos com estampas muuuuito bacanas. Os meninos da Glam apresentaram o seu jeans feminino no NFW, em shorts customizados com lavagens e aplicações e em modelagem boyfriend, que em breve estarão disponíveis para venda na loja.

- A Florbela continua a sua aposta nos curtos, na modelagem justa e no tomara-que-caia, que apareceram em branco, off-white e nude em sua maioria. Em um certo ponto o desfile migrou, sem quebra, para os volumes, mangas e as cores cresceram para o laranja, amarelo ouro, vermelho e azul Royal, estas últimas cores se misturaram lindamente em looks de duas peças ou em estampas. O desfile encerrou com pretinhos nada básicos.

- A Avohai está com uma coleção linda, leve, super verão e bem a cara de Natal, isto provavelmente é fruto do projeto Natal Pensando Moda em parceria com o estilista Ronaldo Fraga. A marca mostrou tons pastel e o bom e velho nude, em peças leves e bem femininas, como saias rodadas e cinturas marcadas. Os looks tinham cara de praia, o que eu pessoalmente gosto muito. Destaque para as rendas que apareceram em profusão nas peças, todas lindíssimas!!

- Toli. Ah, a Toli!! Para mim esta marca é um case de total sucesso. O desfile foi limpo, bonito, comercial e que despertou desejo de compra. A coleção tem na sua cartela o branco, marinho, tons de azuis, nude ( é claro!), chino (numa pincelada no safári) e laranja. Segundo release da marca (é sim a Toli distribuiu um release, foi a única) o tema do verão 2010 é Love profusion “... que vem do azul e dos corais marinhos e se espalha por savanas, cidades, florestas e volta a ilhas de encantamento e felicidade. O excesso de amor se converte num shape, que vai do amplo ao super justo. Saruel, blusas e vestidos amplos com detalhes de drapeados habitam uma paisagem fashion onde tem skinny, shorts, vestidos bandage (justos e curtos).”, trecho retirado do release. E foi isso mesmo que a Toli mostrou, gostei muito!!

Todos os desfiles citados podem ser vistos aqui, aqui e aqui.

Bom pessoas, estas foram as minhas observações sobre os desfiles que assisti, lembrando que não me preocupei em ser imparcial aqui, mas em dar uma geral do evento para quem não foi, para gerar uma salutar discussão com quem concorda ou discorda com a minha opinião e para dizer do que gostei. Alcancei meu objetivo?

Espero que a moda do nosso Estado só venha a crescer com iniciativas como o Natal Pensando Moda e eventos como o Natal Fashion Week, sempre dando espaço para quem quer mostrar o seu trabalho.




Nenhum comentário: